A DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL


Definição no sentido 1: A ética trata de direitos negativos, isto é, aquilo que você não só não deve, como não pode, juridicamente falando, fazer. Ela tem por fundamento a pura razão - o que a torna universal por princípio, pois a razão não é atributo de um homem só, nem de um grupo só, mas (em se tratando de pessoas normais) de todos.

Já a moral trata de não-deveres e não-direitos positivos, isto é, aquilo que você pode e se fizer será louvável, mas que ninguém tem o direito de lhe obrigar a fazer, ela pode ser individual (subjetiva) ou pautada na razão, mas não raro os socialistas colocam como se só comunidades pudessem ter uma moral diferente - sendo que na verdade a moral é individual por princípio - visto que não dá pra terceirizar responsabilidades morais. A moral pode se basear até em conto-da-carochinha ou qualquer mito religioso, não precisa ser em razão, embora possa ser baseada em razão também (mas só poderá ser considerada como baseada em razão se ela o for de forma exclusiva). Em geral a moral é ou baseada em contos da carochinha ou subjetiva.

Resumindo, a ética trata de valores universais e da lei jusracional, enquanto a moral trata da teoria e prática das virtudes. A moral trata da virtude, a ética trata do dever. Ser justo é um dever, ser virtuoso não é um dever, mas é prudente ser virtuoso tanto quanto é virtuoso ser prudente.
Resumo do resumo:

Ética = Teoria do Direito Racional (e não esse falso direito criado pelos bandidos do congresso)
Filosofia Moral = Teoria das Virtudes.

Vimos acima a moral enquanto teoria e prática das virtudes, mas há um outro sentido no qual se usa ela para designar um valor de cunho pessoal ou interpessoal que nasce da prática (costume, educação familiar, crença individual) sendo portanto sempre relativa a um indivíduo, famflia clã ou comunidade, já a ética é um valor de cunho universal que nasce da razão. Então é importante estar ciente desse outro sentido da palavra, que talvez derive um pouco do outro, mas por outro lado difere um pouco dele também.

Resumo: Portanto, neste outro sentido, em enquanto a moral trata A) dos valores subjetivos e das virtudes segundo estes valores B) ou dos valores intersubjetivos de um grupo de pessoas e das virtudes segundo estes valores C) de valores objetivos racionalmente que são não-deveres e não-direitos positivos.



Página Inicial